Como Uma Criança Brasileira Pode Obter Nacionalidade Portuguesa?

Como Uma Criança Brasileira Pode Obter Nacionalidade Portuguesa?

É normal para um casal brasileiro, que mora ou deseja morar em Portugal, ter dúvidas e querer mais informações referente a situação legal do filho nascido em Portugal.

Este artigo é feito para esclarecer uma dúvida muito comum referente a nacionalidade: É possível uma criança, filha de brasileiros, obter a nacionalidade Portuguesa?

Antes de responder a esta pergunta, é importante lembrar que existem dois tipos de nacionalidades: Nacionalidade originária e a nacionalidade derivada.

Nacionalidade Originária: É a nacionalidade atribuída desde o momento do nascimento, podendo ser por direito de sangue ou direito de solo.

Nacionalidade derivada: É adquirida mediante naturalização, definida como o ato pelo qual alguém adquire a nacionalidade de outro país. Normalmente ocorre mediante a uma solicitação por escolha do indivíduo.

Principal diferença entre as duas nacionalidades: Como a nacionalidade originária é atribuída desde o momento do nascimento, há a vantagem de ser passada de pai para filho, já a derivada fica restrita apenas ao individuo que solicitou a nacionalidade.

Agora que ficou claro a definição das duas formas de nacionalidade, vamos voltar para a pergunta principal do artigo.

1. É possível uma criança, filha de brasileiros, obter a nacionalidade Portuguesa?

Sim, é totalmente possível!

2. A criança brasileira pode adquirir apenas a nacionalidade derivada?

Não, como a nacionalidade originária pode ser adquirida não só por direito de sangue, mas também de solo, a criança, filha de brasileiros, pode adquirir tanto a nacionalidade originária ou a derivada.

3. Como uma criança brasileira pode adquirir a nacionalidade originária portuguesa?

Na versão anterior da lei, para que uma criança, filha de brasileiros, tivesse a nacionalidade originária, era preciso que um dos progenitores estivesse morando de forma legal em Portugal há cinco anos. Agora com a nova versão, este tempo diminuiu para apenas dois anos.


4. Em uma situação em que os pais estão de forma ilegal em Portugal, ou seja, sem a Autorização de residência, é possível que o filho obtenha a nacionalidade portuguesa?

Sim, ainda que os pais não apresentem nenhuma autorização de residência, a criança nascida em Portugal, ainda pode adquirir a nacionalidade derivada, desde que um dos pais resida em Portugal há pelo menos cinco anos a data do pedido.

Perceba então que uma criança brasileira, nascida em Portugal, mesmo sem descendência alguma com portugueses, pode obter a nacionalidade Portuguesa originária, logo poderá repassar a nacionalidade portuguesa, pela continuação através do sangue.

A nacionalidade Portuguesa, também é possível em caso de pais que estão no país de forma ilegal, com a chamada, nacionalidade derivada, mas neste caso a nacionalidade não poderá ser repassada.

Você brasileiro que não possui descendentes portugueses, mas tem um sonho de morar em Portugal. Portugal te concede várias possibilidades de vistos, e com isso após um curto período de 5 anos vivendo em Portugal você poderá obter a nacionalidade portuguesa e desfrutar de todos os benefícios que a nacionalidade irá te proporcionar.

Saiba que nós da Realize Vistos podemos te ajudar a realizar esse sonho e proporcionar um futuro melhor para você e sua família.




 
portugal-flag.jpg

ENTRE EM CONTATO CONOSCO PARA TIRAR SEU VISTO

arrow&v
arrow&v
arrow&v
arrow&v

Nossa equipe terá o maior prazer em te responder.

 

VAMOS CONVERSAR NO WHATSAPP?

Preencha esses campos abaixo e entre em contato agora mesmo com a nossa equipe

arrow&v

Contato:

Registros:

OAB: 409481 |       OA:  60800P

       Rua Doutor Justino Cruz, 90, 7° Andar, Código Postal 4700-314 - Braga

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram