Custo de vida em Portugal: Quanto custa viver em Portugal em 2021

Custo de vida em Portugal: quanto custa viver no país em 2021

Quando se trata de viver no exterior, Portugal é um dos destinos turísticos mais procurados pelos brasileiros. O idioma que não exige inglês e as faculdades mais acessíveis que até aceitam a partitura do Enem são alguns dos principais motivos desse interesse. Se pensar bem, este artigo vai dar uma olhada no custo médio de vida em Portugal.

Emprego e salário mínimo em Portugal:

Lembre-se que a moeda oficial de Portugal é o euro. Portanto, o salário mínimo no país em 2021 é de 665 euros. De acordo com o levantamento da Numbeo, o valor médio recebido pelos residentes em Portugal ronda os 860 euros, cerca de R$ 4.000,00, 40% mais que a média salarial no Brasil.

Qual é o custo de vida em Portugal?

É muito importante você saber que antes de se mudar para o exterior, você terá que fazer um planejamento financeiro e uma reserva de emergência. A boa notícia é que o custo de vida em Portugal é um dos mais baratos da Europa. Comparando com os Estados Unidos, por exemplo, podemos dizer que o custo de vida em Portugal é, em média, 60% inferior ao do país americano. Considerando o salário médio, o aluguel imobiliário é considerado alto. Em Lisboa por exemplo, o preço médio de um apartamento T1 ronda os $ 600, $ 1.200 euros, enquanto no Porto este valor desce de $400,00, $700,00 euros, devido a isto é fundamental ter uma consultoria antes de vir morar em Portugal.

Veja os exemplos abaixo para um melhor entendimento:

Lisboa

Apartamento de um quarto: $600,00 a $1.200 euros;

Apartamento de dois quartos: $700,00 a $1.800 euros;

Aluguel de quarto individual em casa compartilhada: 400 a 700 euros. Porto

Apartamento de um quarto: $400,00 a $700,00 euros;

Apartamento de dois quartos: $600,00 a $1.200,00;

Aluguel de quarto individual em casa compartilhada: $250,00 a $400,00 euros. Noutras cidades, como Braga ou Coimbra, nomeadamente nos arredores de Lisboa ou do Porto, o aluguel é muito mais acessível, rondando os $250,00 e $600,00 euros mensais. No entanto, os salários também são mais baixos.

Contas básicas em Portugal:

A maioria dos apartamentos em Portugal tem contas de gás e água incluídas na renda, facilitando a vida dos residentes. As contas agregadas ronda os $90,00 euros por pessoa, incluindo água, luz, gás, internet e telefone.

Supermercado em Portugal:

Este tema depende muito do estilo e perfil de cada pessoa. Se cozinha apenas o básico e não tem muito luxo, vai gastar cerca de $30,00 euros por semana, num total de cerca de $110,00 euros por mês (valor por pessoa).

A boa notícia é que em Portugal a comida é tida em conta, principalmente os alimentos prontos a consumir. Portanto, para viver bem vai gastar no máximo 200 euros por mês. Despesas para viajar com a intenção de morar em Portugal:

Não se pode esquecer dos custos que necessita para viajar com a intenção de residir em Portugal. Isso inclui: o visto para Portugal, autorização de residência, bilhete, seguro de viagem obrigatório para a Europa, bagagem e vale-refeição. Para se organizar melhor e ainda economizar dinheiro, tente comprar sua passagem com pelo menos quatro meses de antecedência. Outra dica para economizar na passagem é comprar de madrugada, pois algumas companhias aéreas costumam oferecer promoções entre 1h e 4h. Você pretende vir morar cá em Portugal? Fale conosco e lhe ajudaremos!

 
portugal-flag.jpg

ENTRE EM CONTATO CONOSCO PARA TIRAR SEU VISTO

arrow&v
arrow&v
arrow&v
arrow&v

Nossa equipe terá o maior prazer em te responder.

 

VAMOS CONVERSAR NO WHATSAPP?

Preencha esses campos abaixo e entre em contato agora mesmo com a nossa equipe

arrow&v

Contato:

Registros:

OAB: 409481 |       OA:  60800P

       Rua Doutor Justino Cruz, 90, 7° Andar, Código Postal 4700-314 - Braga

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram