Visto D4: Para estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutorado em Portugal

Atualizado: há 7 dias


Nos últimos anos, o número de brasileiros regularizados em solo europeu teve um aumento bem significativo. Estima-se que somente em 2018, houve um aumento de 23,4% no número de imigrações, sendo que uma boa parte desse número corresponde a estudantes. E não é por menos, Portugal é um dos melhores países não somente para estudar, mas também para viver; características essas que se tornam um ótimo chamariz para muitas pessoas. Além de ser uma grande oportunidade para melhorar o seu currículo, aumentar as chances de conseguir um emprego melhor e desfrutar de qualidade de vida.


Você tem o desejo de estudar em Portugal? Este artigo é para você! Nele vamos falar sobre o visto D4 direcionado à estudantes de licenciatura.


O que é o Visto D4?


O Visto D4, é um visto destinado a pessoas que desejam estudar em Portugal e fazer Ensino Técnico Superior, Licenciatura, Mestrado ou Doutorado.


Esse visto é indicado para permanência em longa duração no país, ou seja, por mais de 1 ano e que não residam em nenhum país europeu. Para estudantes que já estejam na Europa é indicado o Visto D5, há ainda os vistos de curta duração.


O principal requisito para solicitar o visto D4 para estudar em Portugal é ter matrícula realizada ou a carta de aceitação de uma universidade no país.


Como funciona o sistema educacional em Portugal?


Em Portugal o sistema de educação tem uma estrutura muito diferente do Brasil. Ele é dividido Ensino Pré-Escolar, Ensino Básico (subdividido em 3 ciclos), Ensino Secundário (equivalente ao Ensino Médio), e Ensino Superior que compreende os cursos técnicos superiores, graduações (licenciaturas), mestrado, doutorado, pós-doutorado e especializações.


Como funciona a Graduação em Portugal?


Como dito acima, a graduação em Portugal é dividida em três ciclos de estudos: Licenciatura, Mestrado e Doutorado.

Uma coisa importante de saber é que, após o acordo de Bolonha não existem mais bacharelados na maioria dos países europeus. As graduações configuram licenciatura.


A Licenciatura tem duração de 3 anos, e o Mestrado de 1 a 2 anos, e podem ser realizados tanto pela educação universitária quanto pela educação politécnica. Já o doutorado é feito somente pela educação universitária e tem duração de 3 a 4 anos.

A Licenciatura abrange os cursos que podem ser realizados em três ou quatro anos, como Design, Biologia, Arte Multimédia, Direito, Física, Matemática, História, Filosofia, Serviço Social e Economia.

Elas costumam ser em tempo integral com o horário útil geralmente dedicado às aulas e atividades acadêmicas, não restando muito tempo para o trabalho. Além da obrigatoriedade da presença nas aulas, também é cobrado o desempenho acadêmico. Caso o aluno não apresente a média de notas no momento da renovação da Autorização de Residência no país, esta poderá ser indeferida pelo SEF. Dessa forma é mantido o padrão do ensino e dos profissionais formados no país.


Como se candidatar a uma vaga nas universidades portuguesas?


  1. De acordo com a área escolhida, selecione algumas instituições de ensino portuguesas de seu interesse.

  2. Leia atentamente o regulamento de cada universidade que oferecer ingresso via Enem: o processo não é padronizado, sendo personalizado em cada instituição. Fique atento aos documentos necessários e aos prazos.


O período letivo é diferente do Brasil. O primeiro semestre inicia-se em setembro e estende-se até janeiro, e o segundo semestre inicia-se em fevereiro e estende-se até junho, e as férias costumam ocorrer no verão europeu, o que facilita o turismo pelo país e pelo continente.


O período de candidatura costuma ocorrer entre abril e junho. Atente-se para não perder os prazos para concorrer a vaga que deseja.


As principais e mais concorridas instituições de Ensino Superior são: Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade Nova de Lisboa e Universidade Católica Portuguesa.

Onde estudar?


Existem diversas cidades com muitas opções de cursos técnicos-superiores disponíveis. As mais procuradas são Lisboa, Porto, Braga e Setúbal.


Outro fator importante a ser analisado é o custo de vida nas cidades. Em Lisboa e Porto, o custo de vida é mais alto, mas em compensação, em alguns trabalhos o salário pode ser maior que em outras localidades. Por isso é importante avaliar o seu perfil e objetivos.


Melhores lugares para estudar em Lisboa:

  • Instituto Superior de Educação e Ciências

  • IEDP – Instituto de Educação e Desenvolvimento Profissional

  • Egas Moniz

  • INP – Instituto Superior de Novas Profissões

  • Instituto Politécnico da Lusofonia


Melhores lugares para estudar em Porto:

  • Politécnico do Porto

  • Escola de Comércio do Porto

  • Instituto Politécnico da Maia

  • Instituto Superior de Administração e Gestão

  • ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia


Melhores lugares para estudar em Braga:

  • Escola Profissional de Braga

  • Profitecla

  • Instituto Politécnico do Cávado e do Ave


Melhores lugares para estudar em Setúbal:

  • Instituto Politécnico de Setúbal

  • Escola de Turismo e Hotelaria de Setúbal


Vantagens de fazer licenciatura, mestrado e doutorado em Portugal


Uma das grandes vantagens deste visto é que, ao requerê-lo e for estudar em Portugal, a família também poderá ir.


Entretanto, para o agrupamento familiar é necessário distinguir quem é considerado membro da família para efeito do reagrupamento familiar do titular de Autorização de Residência para estudo. Os familiares são os seguintes:

  • O cônjuge;

  • Os filhos menores ou incapazes a cargo do casal ou de um dos cônjuges;

  • Os menores adotados pelo requerente quando não seja casado, pelo requerente ou pelo cônjuge, por efeito de decisão da autoridade competente do país de origem, desde que a lei desse país reconheça aos adotados direitos e deveres idênticos aos da filiação natural e que a decisão seja reconhecida por Portugal.

Além disso, também se reconhece a união estável, chamada de união de facto em Portugal. Então, o reagrupamento familiar também pode ser autorizado para:

  • O parceiro que mantenha, em território nacional ou fora dele, com o cidadão estrangeiro residente uma união de facto, devidamente comprovada nos termos da lei;

  • Os filhos solteiros menores ou incapazes, incluindo os filhos adotados do parceiro de facto, desde que estes lhe estejam legalmente confiados.

Assim, após obter o Visto de Estudante para Portugal e tramitar a autorização de residência perante o SEF, você poderá tramitar o reagrupamento familiar.

Os integrantes da família também receberão uma carteira de residência, assim como o estudante, pelo mesmo prazo de validade. E após 5 anos, ainda poderá adquirir a nacionalidade portuguesa por tempo de residência.


Por que Portugal?


Portugal foi eleito o 4º país mais seguro do mundo! Você pode transitar livremente pelas ruas com seus pertences, com os vidros do seu carro aberto e não temer deixar de transitar livremente em locais públicos e nem temer passeios noturnos.


Você pode se manter com um orçamento praticamente fixo por vários anos com a inexistência da absurda inflação sofrida no Brasil.


Você não precisará pagar caro por serviços básicos de qualidade como a educação, saúde e transporte. Você passará a viver em grande estilo em um país de primeiro mundo.


E tudo isso sem o inconveniente de ter que aprender outro idioma. Isso é fantástico! Venha para cá!



Como obter a Cidadania Portuguesa por tempo de residência?


A Autorização de Residência tem validade de 2 anos podendo ser renovada para mais 3 anos. Ao completar 5 anos de residência permanente você poderá solicitar a Cidadania Portuguesa por naturalização! Isso não é incrível?


Como funciona a consultoria da Realize Vistos?


Cada pessoa possui sonhos, motivos e circunstâncias diferentes. Por essa razão, não é possível ter um passo-a-passo padronizado que atenda todas as pessoas. Com o intuito de dar atenção e assistência personalizada a cada cliente, a Realize Vistos trabalha com um número limitado de clientes. Dessa forma, os advogados de nossa equipe (habilitados na Ordem dos Advogados tanto do Brasil quanto de Portugal) poderão esclarecer as dúvidas e cuidar de cada detalhe para que a realização do seu sonho seja feita da forma mais fácil, rápida e segura.


Conheça alguns dos nossos clientes:








A nossa consultoria é composta por 4 passos:


1º Passo: Clique no botão abaixo para falar com a nossa equipe para tirar todas as suas dúvidas e traçar um plano prévio de ação para a realização do seu sonho;

2º Passo: Será agendada uma entrevista com um de nossos advogados para detalharmos toda a sua história, motivações, expectativas e sonhos;

3º Passo: Você preencherá um formulário rápido para confeccionarmos uma proposta oficial para a sua segurança e acompanhamento dos processos;

4º Passo: Com a aprovação da nossa proposta final, iniciaremos todo o processo para a sua imigração.


Clique Aqui e Converse Com a Nossa Equipe


 
portugal-flag.jpg

ENTRE EM CONTATO CONOSCO PARA TIRAR SEU VISTO

arrow&v
arrow&v
arrow&v
arrow&v

Nossa equipe terá o maior prazer em te responder.

 

VAMOS CONVERSAR NO WHATSAPP?

Preencha esses campos abaixo e entre em contato agora mesmo com a nossa equipe

arrow&v

Contato:

Registros:

OAB: 409481 |       OA:  60800P

       Rua Doutor Justino Cruz, 90, 7° Andar, Código Postal 4700-314 - Braga

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram