PB4 e Seguro Viagem: Saiba Qual É O Ideal Para A Sua Viagem
Muitas pessoas acreditam que o PB4, por se tratar de seguro saúde, substitui o seguro viagem, no entanto é importante lembrar que há diversas diferenças significativas na cobertura e na abrangência dos dois.
Então, quais são as diferenças entre os dois? Como saber qual é o ideal para a minha viagem? Leia atentamente este artigo, pois esclarece estas dúvidas.

Entenda a diferença entre os dois:
Seguro viagens: É um seguro que cobre todos os aspectos ligado a viagem, incluindo diversas assistências ligadas a saúde, acidentes, emergências, morte e a eventuais imprevistos, como atraso de voo, extravio da bagagem, malas danificadas, cancelamento do voo e até mesmo interrupção da viagem.
PB4 (Seguro saúde): Trata-se se um seguro saúde, é um CDAM (Certificado de Direito de Assistência Médica), emitido gratuitamente pelo Ministério da Saúde do Brasil e concede o direito ao uso apenas do sistema público de Portugal.
Este seguro saúde surgiu graças a um acordo entre Brasil e Portugal, onde permite que o brasileiro use a saúde publico de Portugal como nativo, assim como também permite que o português use o SUS quando estiver no Brasil.
É importante reforçar que o sistema público de saúde português não é gratuito, em cada consulta é cobrado uma taxa chamada de taxa moderadora, que custa em média 4,50 € que são cobrados dos nativos e dos brasileiros que possuem o PB4.
Diferente do PB4, o seguro viagens permite o brasileiro usar também hospitais privados e clínicas.
O PB4 não atende os requisitos para que o brasileiro entre em outros países, por isso caso sua viagem inclua escalas na França ou Itália, por exemplo, o ideal é ter o seguro viagens, que deve ter uma cobertura mínimo de 30.000 €, que pode ser solicitado pelo oficial de emigração na chegada ao continente, caso não tenha este seguro, há a possibilidade de ser barrado.
O PB4 também não auxilia o turista caso necessite de um acompanhante durante uma internação, assim como também não cobre outras situações, como: Necessidade de apoio em casos de documentos perdidos, mala extraviada, voo de volta cancelado, entre outras situações.
Quais as principais diferenças entre o PB4 e o seguro viagens?
PB4:
Gratuito;
Validade por um ano;
Vale apenas em Portugal, Itália e Cabo Verde;
Não substitui o seguro viagens no espaço Schengen, pra entrada nos demais países;
Cobre despesas médicas apenas em hospitais públicos;
Não cobre custos de extravio de malas, cancelamento de voo e outros imprevistos;
Seguro Viagens:
É um seguro pago;
Válido em Portugal e todos os demais países do tratado Schengen;
O contratante determina a validade de acordo com a estadia;
Cobre atendimento em hospitais e clínicas particulares, em qualquer país;
Reembolsa despesas médicas, dependendo do plano contratado;
Oferece assistência a outros imprevistos de viagens;
Cobertura em casos de emergências médicas, acidentes, morte e outras situações graves ligadas a saúde do viajante.
Assista o vídeo abaixo: